sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Projeto de Educação Ambiental no Ensino Fundamental: práticas inclusivas de ensino na disciplina de Geografia

Segue abaixo parte do trabalho apresentado por mim no Congresso Brasileiro de Educação Especial (2016), na UFSCar. Nele há um pouco das experiências que deram certo no ensino da Geografia para uma sala inclusiva. 

Resumo
Trabalhar conteúdos que permeiam a Educação Ambiental, na disciplina de Geografia, em um contexto inclusivo do ensino regular, assim como retratar as dificuldades existentes para sua realização, tendo em vista, sobretudo, a importância da análise geográfica dentro de suas temáticas, foi o foco desta experiência. Logo, os objetivos estariam em demonstrar através do projeto desenvolvido em uma escola estadual paulista, como as temáticas de Educação Ambiental podem ser trabalhadas em um contexto inclusivo, na disciplina de Geografia no Ensino Fundamental, trazendo uma análise do projeto realizado, de modo a evidenciar as situações adversas quanto à realização das atividades, além de apresentar uma discussão dos resultados obtidos por meio da aplicação de algumas práticas de ensino. Este estudo traz, então, como referencial a discussão sobre adaptações curriculares na perspectiva da inclusão escolar, além de abordar sobre práticas como aula expositiva e estudo dirigido. Destina-se aos profissionais da Educação pelo fato de tratar das diferentes formas de se ensinar, tomando como exemplo os conteúdos da Educação Ambiental na perspectiva de um contexto inclusiva.

Palavras-chave: Educação ambiental; ensino de geografia; práticas inclusivas

"O fato é que ainda, o professor de Geografia em sua prática diária, assim como os outros especialistas do nível de Ensino da Educação Básica em questão, encontra dificuldades em relação à quais adequações realizar em suas sequências didáticas quando se trata de alunos com deficiência nas classes comuns.
Por meio dos resultados da aplicação de todas estas práticas de ensino neste projeto para alunos do oitavo ano da rede pública, foi possível confirmar as hipóteses levantadas, estas que estariam vinculadas as diferentes formas de se trabalhar a Educação Ambiental no Ensino Fundamental em um contexto inclusivo. Uma vez que, através dos elementos geradores, como música, dinâmica e aula expositiva na primeira etapa, puderam-se atingir os objetivos da compreensão pelo aluno, primeiramente, sobre o que seria o meio ambiente, fato demonstrado nos desenhos realizados pelos alunos ao final da primeira etapa do projeto:


 Aluna com deficiência.
#PraCegoVer: Desenho colorido, com o Sol e nuvem acima, várias árvores e abaixo, muitas casas, ruas e prédios. Há no centro do desenho uma pessoa e abaixo dela um portão, onde está escrito: "Lixão".

      Aluna sem deficiência.
#PraCegoVer: Desenho colorido, com o Sol e nuvem acima, está dividido ao meio por uma linha escura, ao lado esquerdo, acima está escrito: Antes. Há árvores, uma cerca, uma casa, um rio e uma homem pescando peixes que são vistos dentro da água. Ao lado direito, acima está escrito: "Depois", onde há dois prédios, em um deles há chaminés por onde sai fumaça. A frente do prédio está uma pista de veículos. 

Estes desenhos são exemplos de que houve o entendimento da aluna com deficiência sobre o que é o meio ambiente e de que o homem faz parte do mesmo, além de constituir-se em um ser agente de modificação do espaço e da paisagem.
Ao pensar nas particularidades do aluno com deficiência, as atividades se iniciaram de forma simples, acabando por aumentar o nível de exigência ao final, como a pesquisa em campo, preenchimento de questionário e apresentação em grupo do trabalho realizado." 

Segue link do trabalho completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário